Os seres humanos desenvolvem-se em interacção com o mundo que os rodeia. A criança quando inicia o pré-escolar já sabe muitas coisas sobre o "mundo".
A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber e compreender porquê. Essa curiosidade é fomentada e alargada através de oportunidades de contactar com novas situações que são simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.
As ovelhinhas do Sr. José
Com a história da "Ovelhinha dá-me lã", verificamos que mesmo ao nosso lado podíamos ouvir e ver as ovelhinhas e, a partir daí surgiu o interesse por explorar a zona envolvente do Jardim de Infância.
"Se o contexto imediato de educação pré-escolar é fonte de aprendizagens relativas ao conhecimento do mundo, este supõe também uma referência ao que existe e acontece no espaço exterior. Este contacto com o exterior pode ser proporcionado pela educação pré-escolar - as deslocações ao exterior têm, muitas vezes, essa finalidade - ou recorrer a experiências e vivências realizadas pelas crianças no seu contexto social e familiar" (O.C.E.P.E. 1997)
Observação do mato
A floresta circundante
A "Princesa" e o "Tiozinho" da quinta de uma das crianças
Hoje foi um dia muito produtivo e agradável!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.