Blogue do Jardim de Infância - Espaço de partilha de vivências.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

"Intervenção Precoce"

A Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo acções de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da acção social.
A intervenção precoce junto de crianças até aos 6 anos de idade, com alterações ou em risco de apresentar alterações nas estruturas ou funções do corpo, tendo em linha de conta o seu normal desenvolvimento, constitui um instrumento político do maior alcance na concretização do direito à participação social dessas crianças e dos jovens e adultos em que se irão tornar. Assegurar a todos o direito à participação e à inclusão social não pode deixar de constituir prioridade política de um Governo comprometido com a qualidade da democracia e dos seus valores de coesão social. 
 Quanto mais precocemente forem accionadas as intervenções e as políticas que afectam o crescimento e o desenvolvimento das capacidades humanas, mais capazes se tornam as pessoas de participar autonomamente na vida social e mais longe se pode ir na correcção das limitações funcionais de origem.
(In:Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Poesia de Jane Emirene

 "Minha escola"

Quando eu vou pra minha escola
Tenho muito o que fazer
Pulo, brinco, faço arte
Mas também quero aprender
Meus amigos lá da sala
São pequenos como eu
Dão risadas, são alegres.
São bacanas...E os seus?

Jane Emirene