Blogue do Jardim de Infância - Espaço de partilha de vivências.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"A Avó come muito queijo, é o que é!"

Este sábado encontrei um livro maravilhoso, "A Avó come muito queijo, é o que é!" - através da perspectiva de uma criança vamos sendo esclarecidos sobre a deterioração cognitiva de muitos adultos.
Uma bela forma de explicar a doença de Alzheimer... excelente, belo e sensível!...

Texto: Manuela Leite e Gabriela Sotto Mayor
Ilustração: Gabriela Sotto Mayor
Edição: Trinta Por Uma Linha

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"LENDA DO GALO DE BARCELOS"

Os "Galos de Barcelos" - Educadora Palmira - sala de 5 anos

" LENDA DO GALO DE BARCELOS"


Segundo esta lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime cometido na cidade e por não terem descoberto o criminoso. Certo dia, apareceu um peregrino que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar de jurar inocência e dizer que ia a caminho de Santiago pagar uma promessa.
Condenado à forca, o homem pediu para ir à presença do juiz que o condenara. Levaram-no até à sua casa, que nesse momento estava num grande almoço com os amigos. O peregrino voltou e declarar a sua inocência e disse: "é tão certo eu estar inocente, como esse galo assado cantar, quando eu estiver a ser enforcado." O juiz empurrou o prato para o lado e não ligou ao apelo, mas quando o homem estava a ser enforcado o galo assado ergueu-se da mesa e cantou. Compreendendo o erro, o juiz correu para a forca, onde o condenado ainda estava vivo, porque o nó estava mal dado. O peregrino foi solto e mandado em paz.
Reza a história, que alguns anos mais tarde o peregrino voltou para esculpir o Cruzeiro Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

(Adaptação Linda Castelo-Grande)

domingo, 1 de abril de 2012

CONVITE - 10º Aniversário da Kalandraka

Atenção!...
Convite para todas as crianças, amanhã dia 2 de Abril, pelas 19 horas - LIVRARIA PAPA-LIVROS vamos comemorar o 10º Aniversário da KALANDRAKA EDITORA PORTUGAL. Haverá surpresas, histórias, comes e bebes... Conto com TODOS!!!