Blogue do Jardim de Infância - Espaço de partilha de vivências.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem


Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem. Para que a sua aquisição seja precoce e optimizada, determinados pormenores deverão ser tidos em conta.(...)

Autor: Sylviane Angèle Rigolet
Edição: Porto Editora

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bem-vindo à Holanda!...


"Muitas pessoas me pedem para contar a experiência de dar à luz uma criança especial, para ajudar as pessoas que não têm essa experiência a entendê-la.
A comparação que me ocorre é a seguinte: esperar um bebé é como planear a fantástica viagem que sempre sonhou para Itália. Compra um guia de viagem e faz planos maravilhosos: o Coliseu, o David de Miguel Ângelo, as gôndolas de Veneza,... aprender algumas frases em italiano. É tudo uma festa! Depois de meses de expectativa, finalmente chega o grande dia! Faz as malas e embarca. Muitas horas depois, o avião aterra. O comissário de bordo diz: "Bem-vindos à Holanda!
- Holanda!!!!... Desculpe, o senhor disse à Holanda?... O que quer dizer com isso? Eu comprei um bilhete para Itália! Eu só posso acreditar que estou em Itália... toda a minha vida sonhei em ir a Itália!
-"Mas houve uma mudança no plano de voo." Chegamos à Holanda e este é seu destino. O importante é que a não levaram para um lugar horrível, repugnante, sujo e cheio de doenças. É apenas um lugar diferente.
Então você sai e compra novos guias de viagem. E tem que aprender uma nova língua. Vai encontrar pessoas que jamais teria conhecido.
É apenas um lugar diferente, tem a luz menos brilhante que a Itália. mas quando olha em volta, repara que a Holanda tem moinhos de vento, tem tulipas e tem até Rembrants e Van Goghs.
Mas todas as pessoas que você conhece foram e voltaram de Itália contando maravilhas do tempo que lá passaram. E para o resto da sua vida, você dirá: "Sim, Itália é onde sempre eu sonhei ir. Era para lá que eu devia ter ido...
E a dor do seu coração nunca desaparece completamente, porque a perda desse sonho é muito significativa. Mas se passar a vida inteira a lamentar não ter ido a Itália, talvez não possa descobrir e apreciar o que existe de tão especial em todas as coisas encantadoras que há na Holanda!!!"

Adaptação livre do texto de Emily Perl Kingsley, 1987

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"BOLACHAS LOTY"

Hoje num dos nossos Jardins preferidos realizou-se uma actividade de culinária.

Os ingredientes para as bolachas.

Bater o açúcar com a manteiga

Os quatro ovos.

Formam-se bolachas com várias formatos.

Tabuleiros untados de manteiga.

As bolachas para irem cozer no forno quente.

As bolachas "Loty" feitas pelas crianças.

Amanhã na festa da Cinderela, estas bolachas serão o "presente" para os colegas da sala dos 5 anos!... PARABÉNS!